Cap. 9 - Capacitação e Estudos

O mundo tem mudado numa velocidade crescente e as organizações também, de forma permanente.

Todos os anos, cada fábrica de automóvel apresenta um novo modelo, onde estão incorporadas as novas facilidades para os consumidores. Muitas delas descobertas e testadas nos campeonatos da Fórmula Um.

Essa é a eterna competição que existe entre os fabricantes, com o objetivo de conquistar novos consumidores.

O mesmo conceito acontece em todos os nichos de mercado, seja cosméticos, computadores, moda e assim por diante.

Os novos tempos exigem novas posturas e soluções inovadoras para problemas que, cada vez mais, envolvem diagnóstico, criatividade, comprometimento das pessoas envolvidas e, principalmente, competências como: liderança, gestão, comunicação e motivação.

Resumindo esses conceitos em palavras,  isso se denomina Capacitação, o que requer muitos estudos.

Esses novos tempos trazem como demanda para o mercado de trabalho, profissionais altamente especializados e, também, capazes de continuar aprendendo por toda a sua vida útil. Isto é, capacitando-se, o que significa: Estudar.

Os profissionais precisam enfrentar diariamente novos parâmetros para que possam enfrentar ambientes de imprevisibilidade e instabilidade exacerbados com a globalização dos negócios.

No momento atual, ímpar na história da humanidade, apresenta-se a necessidade de transformação no cenário organizacional, repensando as estratégias de atuação profissional existentes, levando-se em consideração  visões como as de Peter Drucker. Ele já anunciava que o alicerce e o fenômeno emergente da sociedade do conhecimento para o acesso ao trabalho, ao emprego e à posição social se daria por meio da educação.

O conhecimento e capacitação, feitos a partir de estudos, são vários e sua necessidade evolui através do tempo.

Agora, é inaceitável, hoje, não ser fluente em inglês.  Pois, grande parte do conhecimento emana do primeiro mundo. Principalmente na área da internet e telefonia celular. Um exemplo importante é o do crescimento da Índia, que se tornará um dos maiores países do mundo. Por que isso está acontecendo?  Porque ela foi colonizada pelos ingleses e sua segunda língua é o Inglês.

Igualmente, não é mais possível apenas saber manusear as ferramentas básicas do Windows, World, Excel, PPT e MSN. É preciso, também, saber como usar a linguagem HTML  para  fazer um blog, como fazer vídeos, como hospedá-los na internet. Assim, o candidato pode ter seu blog pessoal e, principalmente, seu vídeo curriculum.

Como podem ficar as suas apresentações de trabalhos, se não souber PPT e a forma correta de hospedá-los na internet? Como seus empregadores e rede de amigos podem ficar sabendo da elaboração destes trabalhos?

Veja, abaixo,  no link do lado direito Cursos Gratuitos on Line uma coletânea de cursos on line com mais de 100.000 vídeos de dicas profissionais, em inglês, assim como no importante MIT - Massachusetts Institute of  Technology dos EUA,  onde você pode encontrar muitos cursos, em português.

No mesmo local, você vê como é possível aprender inglês com música, usando um telefone celular,  um MP3 ou, simplesmente, fazendo o download pela internet.



Veja também os vídeos abaixo selecionados especialmente:







Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.