Cap. 12 - Aptidão Pessoal

A aptidão, ou seja, o talento é a facilidade que uma pessoa tem para executar essa ou aquela tarefa. Mais precisamente denominada como vocação.

Isto determina, portanto, o talento que a pessoa tem para se encaixar melhor nesta ou naquela tarefa.

Seus conhecimentos, assim como a sua aptidão, são essenciais na busca de uma oportunidade de trabalho.

Caso escolha um trabalho ou uma profissão diferente de sua vocação, por pressão financeira ou outra causa qualquer, é possível que não se dê bem por razões que comentaremos a seguir.

Mesmo que obtenha um bom grau de conhecimento ainda assim, torna-se bem mais difícil de atingir o sucesso numa área que não se tenha afinidade. Isso é um perigo que pode direcionar o profissional a vários danos e até mesmo resultando em problemas legais.

Muitas profissões ou funções que até parecem fáceis, não o são. Pois acarretam sérias responsabilidades jurídicas. É necessário analisar, cautelosamente,  se não é espelho de uma vaidade pessoal, como por exemplo, ser síndico de um prédio. Função que sempre  representa  responsabilidades  muito sérias.

Pela legislação atual, se houver um incêndio com vítimas fatais, o síndico poderá ser preso ao ficar provado que houve alguma negligência por parte do mesmo ou por um subordinado mau treinado.

Isso acontece pela transferência de responsabilidade inerente ao cargo. Um subordinado ou uma terceira pessoa não orientada, como por exemplo o zelador ou o porteiro que deixa  as portas da escada de incêndio abertas.

Assim, os conhecidos testes de vocação têm que ser feitos e observados com cuidado, pois eles indicam o caminho profissional que a pessoa deve seguir.

Mesmo assim, é muito importante ao interessado, estudar o futuro da profissão pretendida e o seu mercado de trabalho, pois ele pode ficar mais restrito com o passar do tempo.

Por exemplo, no caso de medicina e odontologia existe, hoje, um saturamento deste mercado nas grandes cidades, o que obriga  o profissional deslocar-se para cidades do interior, o que nem sempre é o que desejam.

Veja abaixo os vídeos especialmente selecionados:

















Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.