Cap. 20 - Trabalho Voluntário

O Trabalho Voluntário é muito importante, embora não seja remunerado.

Na hora da entrevista ou conquista de um estágio, o grande diferencial, é ter tido um trabalho voluntário.

Ele serve de base para aquisição de experiência e de uma gratificação pessoal, que de alguma forma num futuro próximo, DEUS e a natureza retornam com fartos dividendos.

É o exemplo que aconteceu com um dos autores deste livro, que com o objetivo de auxiliar alunos na conquista de uma oportunidade de trabalho, estruturou o Núcleo de Empregabilidade da FAE - Faculdade de Administração e Economia em Curitiba, o qual já encaminhou milhares de candidatos ao mercado de trabalho, sem obter nenhum tipo de remuneração..

Isso fez com que sempre acompanhássemos este serviço, o que nos deu condições para escrever este livro e estruturar o Banco de Novos Talentos & Projetos Acadêmicos, onde tem oportunidades de trabalho para voluntários. Sendo que estes , sendo aprovados, podem ser associados ao projeto, com uma boa remuneração.

Outras pessoas têm consolidado sua carreira em grandes organizações, ganhando destaque em seus websites, como é o exemplo de um colaborador da ALCOA como pode ser visto no link a seguir: Vilmar Simão / ALCOA.

O Trabalho Voluntário é a porta do estágio e de outras oportunidades de emprego. Tem sido uma base forte de muitas carreiras bem sucedidas.

É um local que serve, também, para se construir uma Rede de Amigos, que, como vimos no Capítulo 6, é uma das maiores fontes de identificação de oportunidades de trabalho.

Veja mais informações no capítulo Sustentabilidade, onde existem muitas oportunidades de Trabalho Voluntário.

Os estudantes mais preparados estão se mobilizando, cada vez mais, para os problemas sociais do país.

A participação em projetos e trabalhos sociais é uma ótima oportunidade para ajudar pessoas. Inclusive, está sendo encarada por muitas empresas como diferencial na hora da contratação.

A pessoa que faz um trabalho voluntário tem retorno em vários níveis. profissionais porque, cada dia mais, as empresas estão valorizando muito estas atividades nos currículos de seus funcionários.

A participação de cada um se multiplica e forma o conjunto: são como peças de um quebra-cabeça que vão se unindo e gerando uma nova realidade. As empresas que assumem um posicionamento social responsável têm um diferencial competitivo que traz excelentes resultados. As pessoas atendidas por programas de voluntariado conseguem uma maior qualidade de vida ou até, em muitos casos, de sobrevivência.

Toda a sociedade é beneficiada com as ações de voluntariado. Os jovens do século XXI continuam tão idealistas e dispostos a mudar o mundo quanto os dos anos 60. A diferença é que descobriram um caminho que não passa pela militância política, mas, sim, pelo do trabalho voluntário.

Esta preocupação dos jovens é compartilhada por uma série de empresas que apóiam projetos sociais e acreditam que as pessoas que participam de projetos voluntários possuem um diferencial.

Esta é uma tendência crescente porque o voluntário é visto como uma pessoa que desenvolveu mais plenamente sua cidadania, valorizando sua contribuição para a coletividade.









Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.