Cap. 30 - Parceiros e Franquia

Este capítulo é destinado as empresas ou pessoas que tenham interesse direto na solução de empregabilidade, pois aqui existem muitas oportunidades de trabalho e receitas.

A solução está conectada com uma série de cursos on line, grande parte gratuitos, alguns em parceria com o MIT - Massachusetts Institute of  Technology dos EUA, uma das mais importantes universidades do mundo.

Temos várias alternativas de parcerias com expressivas formas de remunerações.

Franquias

A solução será implantada, sob a forma de franquia, em mais de 100 cidades. Objetiva-se formar a Rede Nacional dos Centros de Desenvolvimento de Carreira, disponibilizando para as instituições de ensino essa alternativa de encaminhamento de alunos e agências de recursos humanos.

Todas as faculdades e escolas profissionalizantes devem ter interesse na solução pois precisam que seus alunos conquistem boas oportunidades no mercado de trabalho.

Está cada vez mais difícil, conseguir um espaço no mercado de trabalho, pois está havendo uma migração dos anúncios de vagas para a internet, onde tem acontecido uma permanente evolução nas ferramentas digitais, daí a importância do conhecimento destas técnicas para o aprimoramento do marketing pessoal.

Por exemplo, como usar os serviços de avisos RSS e FEEDs? O que é o Google Reader? Como usar o Google Books? O que é e como fazer um vídeo curriculum? Aonde hospedá-lo? Como fazer um blog ou uma home page pessoal? Aonde arquivar trabalhos acadêmicos na internet? Como estar preparado para uma entrevista on line?

Nas instituições de ensino não existem aulas ou orientações sobre marketing pessoal, que deveriam estar numa disciplina obrigatória. Além disso, deveria haver um serviço profissional e, não amador feito por alunos ou funcionários sem a formação adequada, para o apoio do desenvolvimento de carreiras,  o que é uma grande falha.

Essa deficiência abre espaço para que esta solução seja usada por mais de 5.000 escolas profissionalizantes e faculdades no país, o que pode ser feito de forma customizada, ou seja, ser usada dentro dos websites de cada instituição, com a sua logomarca devida e, principalmente, um suporte de 24 on line nos seus websites, que hoje não têm tal serviço.

As agências de seleção e recrutamento, assim como as empresas devem ter interesse também em ter um banco de dados de potenciais candidatos, principalmente, se estes curriculuns estiverem dentro de um formulário padrão como esta solução têm, onde ainda se incentiva o uso de um vídeo curriculum no lugar da foto e link para os trabalhos acadêmicos.

A solução é composta pelas ferramentas virtuais que podem ser acessadas em Nossos Links na coluna do lado direito.

No país existem perto de 5.000.000 de alunos, sendo que ao redor de 1.500.000 estão na fase de ingresso no mercado de trabalho.

Além disso estima-se que existam perto de 9 milhões de pessoas procurando emprego, o que dificulta a vida de todos, pela concorrência cada vez mais acirrada, seja o candidato aluno ou não.

O trabalho a ser desenvolvido pelos franqueados é parte presencial local.

As formas de obtenção de receita da solução são várias, com 15 alternativas:

1) Pela indicação e supervisão do trabalho de estagiários;
2) Pela contração efetiva de candidatos;
3) Orientação no Planejamento de Carreiras;
4) Elaboração de curriculum da forma convencional;
5) Hospedagem de curriculuns;
6) Confecção de Home Pages e Blogs Pessoais;
7) Captação de anúncios para as revistas virtuais e TV digital;
8) Abertura de canais exclusivos de TV para os agentes;
9) Venda de softwares para instituições de ensino de:
    -  Banco de dados de alunos, candidatos e empresas;
    -  Mural de Recados on Line;
    -  Vídeo Chat;
    -  Suporte de 24 hrs no website;
10) Abertura de canais de TV exclusivos para empregadores;
11) Feira do Estágio e Emprego - Física e Virtual, e
12) Pela parceria na estruturação de Vídeo-Aulas;
13) Captação de patrocinadores de Cursos on Line;
14) Adesão de instituições de ensino na Rede Nacional, e
15) Desenvolvimento de parcerias com instituições de ensino para implantação de cursos on line com suporte presencial.

Podem ser franqueados as instituições de ensino, empresas de recursos humanos ou jornais, TVs e revistas, ou profissionais que tenham interesse em recursos humanos.

Não temos uma taxa inicial de investimento na franquia, para os 5 primeiros franqueados, pois serão considerados operações piloto.

A taxa de uma franquia é estimada de R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00 dependendo da região de atuação com um retorno de 8 / 10 meses.

Serão repassados para o franqueado de 45% a 75% das receitas obtidas após os impostos, dependendo dos serviços efetuados, menos o valor da taxa de manutenção mensal, estimada em R$ 1.000,00.

A estimativa do faturamento bruto de uma franquia é de R$ 10.000,00 a R$ 30.000,00 ou mais dependendo dos serviços a serem efetuados, sem a inclusão dos cursos on line, que pode ser a forma de um franqueado abrir  sua escola virtual, sem investimentos.

Cursos on Line / Vídeo-Aulas

No Brasil existem perto de 40 milhões de excluídos que precisam de cursos rápidos que podem ser, não formais e on line. Nos EUA já existem mais de 100.000 de vídeos aula de curta duração.

É preciso quebrar um paradigma da forma do ensino convencional. Agora o instrutor pode ganhar por aluno e não por hora aula, como é atualmente. Isso aumenta em muito sua receita ao mesmo tempo em que faz um marketing gratuito de sua instituição.

Além das aulas já conhecidas na internet agora é possível se receber uma vídeo aula no telefone celular. Por exemplo, de inglês, ao preço de R$ 4,00 por mês, como já é feito pela VIVO.

Em breve, uma aula de fluxo de caixa ou de ponto de equilíbrio estarão estar disponíveis pelo telefone celular, o que vai mudar o conceito da forma de aquisição do conhecimento no nível superior. Não é mais necessário o professor e nem se deslocar até a instituição todos os dias.

As aulas podem ser dadas por especialistas, à distância, a custos reduzidos e com alcance nacional, o que explica a oferta de mais de 100.000 vídeos aula nos EUA.

Centro do mesmo conceito de ensino à distância todos profissionais e, principalmente, candidatos devem ter mais conhecimento sobre sustentabilidade pois isso é o diferencial muito importante e, definitivo, na entrevista asssim como na sua carreira profissional.

Para atender essa demanda que também é do interesse das escolas convencionais, onde pode se ter as aulas presenciais, preparamos o modelo de uma série de tutoriais on line que chamamos de Universidades Virtuais, que estarão sendo finalizados pelos parceiros interessados.

Entre estes tutoriais estão conhecimentos sobre: Meio Ambiente, com um projeto de reciclagem de computadores denominado Cemitério de ComputadoresInclusão SocialDireção DefensivaSegurança & Proteção, Combate ao Incêndio e outros focados por nichos de mercado. Assim, segmentando se entende como alcançar os resultados comerciais, pois cada centro de ensino terá seus portais, TVs, revistas, lojas virtuais e shoppings on line.

Especialistas, professores e empresas interessadas estarão sendo convidados para estruturarem  seus cursos on line em parceria, com o modelo provisório, onde estão os cursos gratuitos do MIT, que podem ser vistos em: Cursos on Line Gratuitos.

Este conteúdo pode estar dentro do website de qualquer parceiro, com o objetivo de se divulgar sua home page e ação de sustentabilidade, atraindo mais empatia para o seu negócio.

Veja abaixo alguns vídeos sobre franquias e ao final um medidor de visitas do Alexa em relação as visitas no Portal do Franchise, onde existem informações sobre várias franquias na área educacional, inclusive uma na área de estágios.







No medidor de tráfego do Alexa como informado abaixo se identifica que é Portal do Franchise esta entre os  10.000 sites mais visitados no Brasil, com a classificação 9.973 em dezembro de 2009.



Para nos contatar, por favor, use o e-mail a seguir: flavio.lacerda.motta@gmail.com.

Muito obrigado pela sua visita.