Cap. 5 - Motivação e Liderança

Afinal, o que é e o que não é motivação?

Você acha que o entrevistador não irá investigar essa importante característica em sua entrevista?

A motivação é, quase sempre, relacionada ao desempenho positivo de uma atividade profissional.

Ela se refere ao objetivo ou motivo pelo qual as pessoas fazem as coisas – o porquê de se envolverem em um determinado esforço.

O desempenho de uma tarefa ou trabalho definidos como sua produtividade é um dos principais pontos a serem, sempre, analisados de forma permanente.

A falta de motivação profissional dentro de uma empresa só tem como consequência um resultado: DEMISSÃO.

A motivação é um processo complexo. Não depende da vontade de quem quer motivar, mas da disposição, intrínseca, daqueles a quem se dirige a estratégia motivacional.

Motivação é o conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes), de ordem intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de uma pessoa, despertando ou não seu interesse para ação.

A motivação surge de dentro das pessoas, não há como ser imposta.

Despertar a motivação nas pessoas é fundamental, uma vez que ela não se implanta por decretos ou ordens.

As pessoas são diferentes no que tange à motivação, pois as necessidades variam de indivíduo para indivíduo.

Uma das principais características da motivação é que ela não é transferível. Uma pessoa altamente motivada não consegue, automaticamente, contagiar aqueles que a rodeiam, por exemplo.

A psicologia explica que a motivação é um fator de muita importância nas atividades que o ser humano desempenha e em seu desenvolvimento.

Um funcionário desmotivado dentro da empresa pode representar um perigo, pois além de não produzir, poderá formar movimentos de contraculturas, podendo ou não influenciar outros funcionários.

Em outras palavras será o mais rapidamente demitido.

O profissional motivado fará sempre mais do que o esperado enquanto o desmotivado representa o retrabalho ou prejuizo.

Pela exposição acima fica claro que a liderança deve estar sempre ligada com a motivação de cada um dos membros de uma equipe.

Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido dos comandados, onde está implícita a motivação. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

O líder deve ser, também, positivo. As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança, constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

O líder, de sucesso, deve ter e transmitir empatia. Entre outros atributos, significa possuir a habilidade de se colocar no lugar de seus comandados, para poder ver e sentir sua posição pela ótica destes, no que tange a um relacionamento positivo e, principalmente, cumprimento das orientações.

Precisa saber concordar com opiniões diferenciadas das suas. Isto é possuir a capacidade para entender como as pessoas se sentem, compreendendo seus pontos de vista, num clima de perfeita harmonia.

Para estar sempre motivado, pense intensamente nos seus sonhos, nas metas que pretende atingir e nas que está conquistando. Da mesma forma, olhe para o passado analisando as vitórias atingidas e como foram gratificantes.

Jamais deixe de atualizar seus conhecimentos. Por exemplo, estudar inlgês on line, tornando-se fluente. Fazer cursos gratuitos on line de faculdade no exterior, entender sobre sustentabilidade, proteção ao meio ambiente e responsabilidade social, sempre o tornarão mais motivado assim como, principalmente, mais preparado para supervisionar grupos de trabalho.









Para passar para o próximo capítulo ou use o link na coluna direita, ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.