Cap. 13 - Onde e Como Procurar

Já comentamos, anteriormente, a importância da rede de amigos. É por onde mais se consegue  indicação para uma oportunidade de trabalho, no Capítulo 6 - Rede de Amigos.

Ela é responsável por mais de 80% das indicações de oportunidades de trabalho, daí a importância em estruturar, de maneira correta, sua rede de amigos nos ambientes conhecidos como Redes Sociais:  Orkut, FaceBook, Twiteer e outras.

Antes do advento da internet, durante décadas, depois da indicação feita por um amigo, a forma usual de procurar emprego era através dos jornais, os avisos de vagas nas instituições de ensino ou pelas placas que as empresas, até hoje, colocam: "Há Vagas".

Com a elevação do custo dos anúncios nos jornais houve um êxodo das ofertas de trabalho dos jornais para a intermet.

Além disso, um jornal tem uma circulação limitada e na internet não tem esse limite.

Com isso, hoje, está mais difícil procurar um emprego pela internet. É preciso mais conhecimento, paciência e, acima de tudo, perseverança.

Existem mais de 3.000.000 de curriculuns hospedados nos sites especializados. Como uma empresa vai localizar o seu?

É preciso, também, saber a que se refere o conceito conhecido como "O Fim do Emprego".

Sabemos que a redução do emprego com carteira assinada representa uma das causas, pois os custos dos encargos sociais são elevados.

 Por essa razão é importante que se analise as alternativas de trabalhos autônomos, também conhecidas como Empreendedorismo.

Os concursos não podem ser deixados de lado, porém, sabe-se que é preciso muito estudo e perseverança. Caso não passe no primeiro, há que se tentar o segundo.

Existem pessoas que já fizeram mais de 10 concursos e conseguiram sucesso somente na 10.ª tentativa.

Veja o exemplo de Charles que prestou mais de 15 concursos, reportagem  apresentada pelo Fantástico, clicando no link a seguir: Concursos Públicos - Programa Fantástico

Veja os vídeos abaixo, especialmente selecionados:











Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.