Cap. 17 - Carta de Apresentação

Um curriculum vitae, sempre, deve estar anexado a uma Carta de Apresentação ou e-Mail onde é preciso  ser mencionado o anúncio e outras qualificações a seu respeito, que não estejam no seu curriculum vitae.

É nesta carta que você pode destacar atividades ou ações que o diferenciem dos demais candidatos. Por exemplo, se você estiver usando um Vídeo Curriculum, informe nesta carta de apresentação, além das outras contribuições que você poderá trazer para a empresa com seu conhecimento de sustentabilidade.

Portanto, a Carta de Apresentação ou e-mail, será  peça vital que sensibilizará o provável empregador a ler ou não o seu currículum vitae.

De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a Carta de Apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa."

Existem dicas importantes que devem ser observadas. Veja, aqui, 10 dicas para fazer uma Carta de Apresentação, selecionadas por Camila Micheletti, coletadas no site empregos.com.br.

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:

1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. É importante, também, para apresentar o profissional, no caso de uma indicação, por exemplo.

2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa ou o departamento para quem você vai enviar a carta.

3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.

4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.

5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.

6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.

7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.

8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.

9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.

10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

Veja alguns modelos que coletamos na internet, no site da empregos.com

1) Sr. Augusto Valente
Diretor
Interforma Assessoria Empresarial Ltda.
Av. Luis Alcântara, 768 - sala 56
São Paulo - SP

Prezado Sr. Augusto,

Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Sou graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós- graduação em Jornalismo.

Visando posições em empresas, suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira

Atenciosamente,

Jonas Pereira Caetano

2) Prezado Senhor

De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.

Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&amp:Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e, também, na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Rosana Camargo

...........................

Veja os vídeos abaixo, especialmente selecionados:







Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.