Cap. 7 - Futuro e Aposentadoria

Uma carreira deve ser tratada como uma empresa. Existe um investimento, um prazo e a necessidade de resultados. Além disso, é obrigatório que se pense no futuro, com detalhes.

Tratando-se de uma pessoa, existe o mesmo processo. Mais importante é tentar prever o futuro da profissão escolhida e, principalmente, da remuneração na fase da aposentadoria.

Pensar em aposentadoria, para um jovem, pode não fazer muito sentido. Mas, é importante que ele tenha conhecimento da difícil  tarefa de mudar o rumo dos acontecimentos, após dedicar parte da sua vida em algo que acaba descobrindo não ser sua preferência.

Isto quer dizer, alterar a escolha da profissão quando já investiu tempo e dinheiro em uma carreira que não pretende dar continuidade. Desta forma, reflita, o quanto é importante e sério o assunto: a escolha de uma profissão.

Existem profissões que têm uma remuneração altíssima, neste momento.

Veja o exemplo dos cargos de alguns funcionários públicos, políticos, juízes e promotores. São remunerações extremamente altas em relação a maioria dos trabalhadores com nível superior.

Se compararmos alguns salários de profissionais, também capacitados, com tempo de escolaridade e serviço semelhantes aos citados acima, podemos afirmar que temos uma enorme disparidade salarial e injusta avaliação de valores.

Alcançar a posição de um juiz ou promotor não é difícil. Requer tempo e muito estudo, mas torna-se quase impossível modificar o rumo profissional.

Dessa forma, ao escolher uma profissão, deve-se levar em consideração qual poderá ser o seu futuro.

Há anos atrás, os militares tinham uma boa remuneração e um forte prestígio. Principalmente, no tempo do governo militar. Hoje, tem-se uma outra realidade, com remunerações diferenciadas de épocas anteriores.

Existem certas profissões que oferecem maiores possibilides de crescimento que outras. Portanto, há mais demanda de profissionais como: informática, meio ambiente e responsabilidade social. É necessário acompnhar as análises de mercado para entender o que oferece maiores e melhores possibilidades.

É visível a disparidade social existente no nosso país e em outras partes do mundo, com problemas que se agravam a cada ano. Tempestades, enchentes, apagões e outros acidentes climáticos, com intervalos cada vez menores, em consequência desse aquecimento global. Isto realça a necessidade de profissionais com conhecimento na área de sustentabilidade, envolvendo o meio ambiente e a responsabilidade social.

É necessário analisar outras áreas de trabalho que estão saturadas, entre elas pode-se citar a odontologia e a medicina, principalmente nos grandes centros urbanos. Se optar por cidades do interior poderá encontrar melhores chances.

Por isso, quando se planejar o futuro de uma carreira, há que se levantar todos esses ítens, tanto positivos quanto negativos, que há em toda profissão. Caso contrário, certamente, terá problemas em um futuro não tão distante.

O outro ponto que deve ser pensado é o objetivo de ter a Carteira de Trabalho assinada, ou seja, o emprego formal. Neste caso, os encargos sociais para o empregador aumentam em cerca de 100% do valor da remuneração do profissional. O que restringe as ofertas de vagas.

É importante entender o que é Empreendedorismo. Poderá ser acessado na coluna à direita,  onde encontrará, detalhadamente, tudo sobre o assunto.

Veja os vídeos, especialmente, selecionados:











Para passar para o próximo capítulo,  use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga, na linha final desta página.