Cap. 3 - Comportamento Pessoal

Da mesma forma que a apresentação é muito importante o comportamento de qualquer pessoa, principalmente, daquele que está procurando uma oportunidade de trabalho, também é.

Falar com um sorriso, estar sempre otimista, olhar nos olhos do entrevistador, saber dosar um aperto de mão estão entre outros gestos que fazem parte do dia a dia da análise de uma entrevista.

O assunto é tão sério que existe um livro muito bastante consultado por sua importância, cujo título é O Corpo Fala. Discorre sobre a linguagem dos sinais.

Imagine um candidato bocejar durante uma entrevista. O que o entrevistador vai pensar?

A linguagem do corpo é sub-liminar. Ou seja, é uma maneira misteriosa e não-verbal das pessoas comunicarem, inconscientemente, o que estão realmente pensando.

Estes gestos, assim como a posição dos olhos, expressam o que verdadeiramente está acontecendo na cabeça do entrevistado.

Um entrevistador experiente, com toda certeza, sabe identificar todo o comportamento do candidato, que já deverá estar mais nervoso pela entrevista em si.

O que torna a linguagem não-verbal complexa é que ela deve ser considerada dentro do contexto da situação entre os interlocutores.

Além dos gestos da pessoa veja no Capitulo 9 da Capacitação e Estudos, mais informações sobre comportamento, pensamentos e sentimentos que geram o estado de ânimo ou motivacional da pessoa, se ela é pessimista ou otimista.

Neste capítulo queremos indicar o comportamento do candidato numa entrevista.

Peguemos, como exemplo, um candidato que esteja de braços cruzados quando conversa com o entrevistador. O que isso significa?

Tim Connor, presidente do Connor Resource Group, um dos especilistas em comportamento humano, identifica algumas regras básicas, amplamente aceitas, dos tipos comuns de comportamento. Veja algumas:

Defesa / Negação

- Corpo rígido
- Braços/pernas cruzados fortemente
- Contato visual reduzido
- Lábios contraídos
- Cabeça baixa, com queixo sobre o peito
- Punhos cerrados
- Dedos entrelaçados sobre braços cruzados
- Jogar-se para trás na cadeira

Abertura

- Mãos abertas
- Tirar o casaco, paletó
- Aproximar-se
- Inclinar-se para a frente
- Descruzar as pernas
- Braços cruzados suavemente sobre as pernas

Entusiasmo

- Pequenos sorrisos ou risadas
- Corpo firme e ereto
- Mãos abertas, braços estendidos, olhos alertas
- Voz bem modulada e com energia

Nervosismo

- Limpar a garganta
- Morder (lábios, unha, dedo, etc.)
- Cobrir a boca quando fala
- Puxar o lóbulo da orelha
- Abrir os olhos
- Caretas
- Contorcer mãos ou lábios
- Boca entreaberta
- Brincar com objetos
- Ficar trocando o peso de uma perna para a outra (quando em pé)
- Tamborilar dedos
- Ficar mexendo o pé

Veja os vídeos abaixo selecionados:











Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.