Cap. 8 - Acompanhamento Permanente

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido.

São mais de 1.500.000 universitários formados, por ano, dentro de um universo de 5.000.000 de estudantes.

Além disso as estatísticas indicam perto de 12.000.000 de pessoas procurando empregos.

As empresas buscam uma permanente melhoria e qualidade dos seus produtos, pois só assim atendem as exigências dos seus clientes.

Em outras palavras, as empresas nunca param de evoluir, sob pena de sair do mercado ou no mínimo deixar seus concorrentes ocuparem seus lugares.

Dentro desta ótica, da concorrência permanente, o profissional no mercado de trabalho tem que procurar se aperfeiçoar e se especializar cada vez melhor, na sua área. Este é o que tem mais chance de fazer uma carreira de sucesso.

Por isso, é necessário fazer um acompanhamento permanente do mercado de trabalho, da evolução tecnológica das empresas e da sua profissão.

Existem exemplos, e milhares, de profissionais que, mesmo qualificados, tiveram ou têm uma dificuldade enorme em conseguir uma colocação.

Por isso, há necessidade permanente de acompanhamento na evolução  dos seus conhecimentos para o desempenho das suas tarefas de trabalho. Também, é importante e necessária a reciclagem, principalmente, quando você está no apogeu de sua carreira.

Veja mais informações sobre este tema em Planejamento de Carreira no Capítulo 23 que pode ser acessado pelo link à direita.

Para usar um exemplo, veja a evolução da telefonia celular e da internet.

Milhares e milhares de empresas ainda não sabem usar esse meio de comunicação e divulgação eletrônica. Analogamente, seria como uma empresa não usar telefone! Como receberia informações sobre compras, pagamentos e, principalmente, consultas sobre seus produtos?

As empresas, clínicas e instituições de ensino que não ingressarem na fase da WEB 2.0, não sobreviverão.

Isso abre um campo enorme de oportunidades de trabalho de um lado e de outro exige que se acompanhe, de forma permanente, a evolução das necessidades dos clientes.

Você sabe o que é ter sucesso?

Veja os vídeos abaixo, especialmente selecionados:







Para passar para o próximo capítulo ou use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga, na linha final desta página.