Cap. 10 - Cursos Gratuitos

É um espanto, mas já existem mais de 100.000 cursos on line, ou seja, à distância e gratuitos, na internet. Por enquanto, uma grande maioria em inglês.

Muitos, deles, podem ser traduzidos e transformados em cursos, no país. Assim, enquanto se estuda, ainda é possível aprender inglês.

Os cursos gratuitos não param de crescer. Cada vez,  mais aperfeiçoados. Tanto estão sendo feitos por grandes instituições de ensino, como pelas menores ou até por especialistas e professores independentes, sem estarem conectados a uma escola. Não há um limite.

São oferecidos cursos desde o inglês até os mais sofisticados, como  logística, supply chain e outros para trabalhos manuais, como crochet, bordados e até de skate, surf, etc.

Você que está fazendo um curso presencial, não quer transformar seus estudos em um curso on line?

Assim, torna-se possível estudar e trabalhar em casa, montando seu próprio negócio.

Para saber mais sobre as oportunidades e formas de se estruturar o próprio negócio, veja o Capítulo 22 Empreendedorismo.

Existem cursos gratuitos em todo lugar, alguns em vídeo, apostilas, apresentações em PPT ou presenciais.

Uma das mais importantes instituições de ensino do mundo o MIT - Massachusetts Institute of Technology dos EUA têm uma série, enorme, de cursos em português, tanto para o 2º grau como para o 3º. Para vê-los, acesse o link Cursos Gratuitos on Line na coluna à direita.

Aprender inglês e ainda ser fluente na língua, hoje, com o auxílio da internet e telefonia celular, pode se transformar em  questão de meses. Contrariamente aos vários anos despendidos em tempos passados, antes desta tecnologia.

O candidato que tiver real interesse em fazer a diferença deve ter conhecimentos sobre proteção ao meio ambiente e inclusão social. Só assim poderá contribuir para a redução do aquecimento solar e diminuição da violência urbana. Veja os links de acesso para essas matérias, do lado direito.

O futuro empregador sabendo que o candidato entende sobre estes assuntos, que podem ser adquiridos em cursos gratuitos. Certamente, conquistará um grau de simpatia maior, em relação aos outros concorrentes.

Veja na coluna direita, ao lado, o link selecionado Cursos Gratuitos on Line, onde você acessa os cursos mencionados.

Abaixo, alguns vídeos selecionados e, ao final, links para alguns sites importantes:













Escola Virtual do Meio Ambiente
Escola Virtual da Inclusão Social
Faculdade pela Internet Grátis
Sebrae
FGV - Cursos on Line Gratuitos
Jurisway - Cursos Jurídicos
Ideal Grátis
Iped
Baixa Cursos
Só Cursos Grátis

Em inglês - Podem servir de modelo para cursos em português
Curso de Skate
Cursos Videojung

Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.