Cap. 23 - Planejamento de Carreira

O Planejamento de Carreira não é uma tarefa fácil. É necessário muita pesquisa a partir de suas aptidões pessoais, das oportunidades do mercado que são extremamente mutantes e de suas aspirações ou sonhos.

É uma atividade permanente, esteja o profissional no auge da carreira ou não.

Poucas pessoas pensam na família quando estão fazendo seu planejamento de carreira. Esse é um erro grave, porque seu trabalho estará sempre relacionado com seus filhos, esposa e pais.

Por exemplo, têm pessoas que vão trabalhar em outra cidade ou país. Como fica o relacionamento familiar?

Essas perguntas podem fazer parte das indagações do entrevistador.

Além disso, existem empresas que não admitem esta ou aquela situação, por exemplo, de um profissional divorciado ou separado. Tais atitudes, muitas vezes constrangedoras, não são abertas ou expostas. Estão dentro do que se chama Assédio Moral, fatores limitantes de carreiras e sucessos.

Planejamento de Carreira fica mais complicado quando se tem pouca experiência. daí o cuidado que se deve ter. Falar com os seus professores ou os profissionais mais experientes, pesquisar seus currículuns são atividades de suma importância.

Por isso é importante ficar atento ao desenvolvimento de sua profissão que pode ser feito com a revista virtual Sucesso Pleno que faz parte deste serviço. Lá existem mais de 50 mini curriculuns e 100 vídeos dos principais especialistas do país, em treinamento motivacional, que pode ser acessado pelo link na coluna direita Nossos Links.

Além disso, é importante ressaltarmos como foi dito no Capítulo 8 Acompanhamento Permanente, que para alcançar o sucesso, de forma plena e contínua, há que se estar sempre fazendo as reciclagens de conhecimento ou capacitação necessárias.

Um dos exemplos mais interessantes desta necessidade, ignorada por muitos profissionais, é o que acontece na medicina.

Os médicos se atualizam em palestras e cursos rápidos feitos em congressos e feiras. Imagine um profissional que não acompanhe o desenvolvimento de sua área médica. Ele não vai perder clientes e ter uma receita cada vez menor?

Um profissional de sucesso ao fazer o planejamento de sua carreira deve ter conhecimentos paralelos sobre sustentabilidade e informática. Principalmente, como fazer uma home page ou um blog, que envolve conhecimentos de HTML.

Muitos executivos, com carreira brilhante, começaram com posições muito modestas, fazendo trabalhos voluntários, sem remuneração, passando para estagiários, trainees, funcionários de primeiro escalão, segundo escalão e assim por diante..

O exemplo mais importante da atualidade é do presidente Lula. Veio do nordeste, na carroceria de um caminhão, num transporte que se chamava "pau-de-arara" e se tornou um dos maiores lideres do país, destacando-se, também, no âmbito internacional, acumulando vários cargos, a partir de uma modesta profissão.

Veja os vídeos selecionados:



















Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.