Cap. 25 - Instituições de Ensino

Este capítulo também é destinado as instituições de ensino que queiram aprimorar seus serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho ou banco de talentos e, principalmente, ingressar na era de cursos rápidos pela internet e telefonia celular.

O Brasil tem mais de 40.000.000 excluídos, sem considerar seus dependentes, precisando de uma qualificação mais rápida do que a convencional. Nesses casos,  pode ser usada a educação on line com o apoio para ingresso no mercado de trabalho, como já acontece em outros países, com cursos rápidos, não formais.

Por outro lado, estima-se que existam, no país, perto de 9.000.000 de candidatos procurando emprego, como são as informações do ex-ministro do trabalho Walter Barelli. No mercado de trabalho informal, segundo o Sindicato Mercosul, existem 31.000.000 de pessoas.

Esses números são confirmados pelo economista Márcio Pochmann, autor do livro "A Exclusão no Mundo". Segundo ele, o Brasil é a 15ª economia do mundo e no ranking da exclusão ocupa o 109º lugar.

Com toda esta população carente, o país tem apenas 5.000.000 de estudantes universitários, o que resulta em cerca de 1.500.000 alunos ingressando no mercado de trabalho, por ano.

O governo Lula tem como meta gerar 2 milhões de empregos, um número muito pequeno para todos os que pretendem uma oportunidade de trabalho.

Alunos ou não, todo esse contingente de pessoas disputa e disputará, de forma contínua, uma oportunidade de trabalho. Esta concorrência é e será cada vez mais acirrada, o que significa o uso contínuo e cada vez maior das ferramentas de tecnologia de ponta.

Os alunos têm uma vantagem importante que é estarem ligados às instituições de ensino e estas, por sua vez, serem procuradas pelas empresas que precisam de novos talentos.

Algumas instituições de ensino têm um serviço mais profissional do que outras no suporte de encaminhamento de seus alunos ao mercado de trabalho.

Por isso, é muito importante quando pesquisar onde estudar, saber se a instituição de ensino tem um serviço profissional ou amador de apoio ao encaminhamento para o mercado de trabalho.

Mas, como diferenciar um serviço profissional de um amador?

Em primeiro lugar, há que se observar o seu nome e que serviços de apoio este têm comparado com os de outras instituições de ensino.

Estes serviços devem estar na home page da escola, acessíveis a qualquer interessado, pincipalmente empregadores e, não escondidos, ou seja ser acessíveis apenas por senhas. Veja o exemplo do banco de dados dos alunos da PUC - Rio, onde cada aluno um tem seu curriculum vitae:  PUC - Rio

A maioria das escolas têm apenas um quadro fixado na parede ou mural de recados, onde estão os aviso de vagas dos recrutadores locais, apenas com seu nome, sem um suporte efetivo, seja um profissional habilitado ou com cursos específicos de marketing pessoal.

Isso não é suficiente. As ofertas de oportunidades de trabalho, em sua maioria, estão na internet, onde não é fácil procurá-las.

Por isso, a instituição de ensino moderna e atualizada tem que ter um serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho com as orientações compatíveis, a partir de um modelo para fazer seu currículum, orientação das técnicas de entrevistas e suportes relacionados.

A escola indica que o melhor instrumento a ser usado é o vídeo curriculum? Ela dispõe de um computador com uma web cam onde vc possa fazer seu vídeo pessoal? Onde estão as instruções necessárias?

E o que ela apoia na elaboração da importante carta ou e-mail de apresentação? Ela tem um simulado ou um curso extra curricular sobre Marketing Pessoal?

Ela tem a relação com o endereço virtual e nome dos responsáveis pelos departamentos de Recursos Humanos da sua região e de outros locais onde você, eventualmente, tenha interesse em trabalhar? Se não tiver tem pelo menos um banco de dados onde você pode incluir seu curriculum vitae?

Ela participa de uma rede nacional de instituições de ensino dedicada ao encaminhamento ao mercado de trabalho?

Todo esse suporte pode estar dentro da home page da instituição de ensino, sob a forma de cursos on line gratuitos, como são os indicados abaixo:

1) Marketing pessoal;
2) Inglês, como o exemplo do vídeo abaixo, e
3) Especialização profissional, não formal, com cursos rápidos como são os exemplos ao final da página:

Um exemplo do conteúdo e serviços que podem estar disponibilizados nos websites das instituições de ensino, segue abaixo Para visitá-los clique na linha branca.


Banco de Talentos & Projetos Acadêmicos

Entre as formas de divulgação da instituição parceira, com interesse em implantar seu sistema de desenvolvimento de carreiras, que a solução tem, estão em:

1) TV Virtual Emprego & Carreira, com seu canal exclusivo;
2) Rádio on Line Emprego & Carreira;
3) Feira do Estágio, Emprego & Empreendedorismo, e
4) Revista Virtual Emprego & Carreira, para serem enviadas por e-mail para alunos e visitantes do seu web site.

A oferta de ensino gratuito, on line, que pode seguir os modelos de algumas instituições de ensino com:

1) Cursos on line convencionais, como oferecem a FGV - Fundação Getúlio Vargas e outras que usam a base OpenCourseWare do MIT - Massachusetts Institute of Techonology, como pode ser visto no link abaixo da imagem.



2) Cursos de inglês. Com o sistema de ensino virtual pela internet, fazendo-se download para aparelhos MP3, MP4 ou mesmo o telefone celular.É possível se reduzir o tempo do aprendizado de idiomas de vários anos para poucos meses, o que representa uma considerável redução de investimento.

Além disso, existe uma redução no preço do curso em si, pois a Vivo já tem um fornecedor de cursos de línguas para envio por telefone celuar que cobra R$ 3,99 por semana.

Veja, por favor, o exemplo do rascunho abaixo, feito num teste com uma webcam velha, sem a iluminação adequada e o tratamento profissional necessário.



3) Cursos profissionalizantes e de trabalhos manuais, virtuais, de curtissima duração, como pode ver abaixo.



Na imagem a seguir que se acessa pelo link, ao seu rodapé, encontra-se o conteúdo deste vídeo book que pode ser customizável dentro do site da instituição de ensino ou empresa de recrutamento. Isto é ele pode ter as aulas e mensagens em texto ou imagens que a empresa parceria tiver interesse em divulgar.

Com isso pode-se atrair visitantes no websites, mais alunos ou internautas interessados em oportunidades de trabalho.




Veja, por favor, mais informações nos links abaixo, dos próximos capítulos e no de Cursos Gratuitos no menu ao lado direito.

Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.