Cap. 15 - Curriculum Vitae

Uma das peças mais importantes do Marketing Pessoal é o Curriculum Vitae, também conhecido como Resumo Pessoal.

É uma etapa decisiva e você pode fazer com que seu curriculum seja selecionado para a entrevista.

Para que isto aconteça você precisa ter vários diferenciais, os quais estão explicados abaixo.

É de fundamental importância saber como elaborar um curriculum vitae da forma correta.

Se tiver dificuldade use o Formulário Padrão que você acessa no logo abaixo ou peça para o serviço de elaboração do Banco de Novos Talentos elaborá-lo para você. Tanto pode fazê-lo da forma convencional para impressão em um papel A4, como fazer o seu blog pessoal.

Não se deve colocar uma série de informações como RG, Título de Eleitor e outras consideradas desnecessárias, no primeiro momento. Elas só ocupam espaço.

Há que ser breve e resumir suas aptidões e qualificações. Procure usar, se possível, apenas o espaço equivalente a uma folha de papel A4.

Mentir é se desqualificar automaticamente.

O entrevistador sabe perguntar o que interessa e relacionar datas, sequência de cursos, treinamentos, tendo facilidade em descobrir mentiras.

Por outro lado, não se deve colocar um leque muito grande de aptidões porque, também, o desqualificam. Por exemplo, se um candidato quer trabalhar num hotel, não deveria colocar que pode ser garçon, recepcionista ou manobrista. Cada atividade tem seu grau de conhecimento.

Por exemplo, se a vaga for para garçon, o entrevistador vai preferir o candidato que tiver experiência declarada, ou seja, explicita,

Agora é possível publicar um curriculum no YouTube e no lugar da sua foto, colocar o vídeo curriculum. Isto vai fazer a diferença.

O entrevistador imediatamente vai reconhecer a capacitação do candidato, porque não é tão fácil fazer um vídeo pessoal.

Já existem empresas que estão pedindo para seus candidatos fazerem seus vídeos pessoais de curta duração, como foi o caso da Unilever selecionando seus trainees da safra 2.010.

Por isso é que temos certeza que usando as técnicas acima seu curriculum vai ser selecionado para a entrevista.

Veja o modelo do Formulário Padrão a seguir, que pode ser acessado pelo link da coluna direita:



Abaixo os vídeos especialmente selecionados:







Veja mais informações sobre o Vídeo Curriculum no Capítulo 26, em "Centro de Desenvolvimento" que você acessa na coluna direita.

Para passar para o próximo capítulo use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.