Cap. 4 - Vencendo a Timidez e Deficiências

A timidez e a vergonha não são doenças. Ela são encaradas como ocorrência comum que não traz muitos prejuízos para a pessoa.

Já a Fobia Social ou Ansiedade Social e o Transtorno da Personalidade Esquiva são enquadrados pela psiquiatria como transtornos mentais porque causam muito sofrimento e prejuízos à qualidade de vida, precisando de tratamentos especializados.

Segundo Bernardo Carducci (Shyness: The New Solution, in Psychology Today, Janeiro de 2000), 75% das pessoas apresentam condutas tímidas diante de estranhos. Isso quer dizer que três entre quatro pessoas têm dificuldade para se relacionar plena e objetivamente na sociedade. Portanto, os tímidos não são exceção no quadro geral, ao contrário, eles compõem a grande maioria da humanidade.

Procurando ser o mais objetivo possível no assunto, observa-se que alguns especialistas afirmam que a timidez é basicamente um problema de comunicação.

Assim, a partir desta visão, fica muito mais fácil de ser entendida e trabalhada, pois decorre de falhas de aprendizagem. Em outras palavras, a pessoa reage com timidez porque não aprendeu corretamente este ou aquele assunto e teme se relacionar com a sociedade.

Já os portadores de deficiência não podem ficar ou se sentir tímidos, pois existem empresas que necessitam de seu trabalho. Muitos, ainda, podem ter oportunidades de trabalho em seus domicílios.

Veja, abaixo, entre os vídeos selecionados, o sucesso de um cantor sem braços, que canta, toca violão com os pés, feliz e casado.

Várias pessoas de incrível sucesso eram tímidas, inclusive uma delas que não tem os 10 dedos das mãos, que hoje mora em Brasília. Você sabe de quem estamos falando?

Existe um caso de um dos maiores oradores da antiga Roma, que era gago. Para treinar, ele colocava pedras na boca!

Treine na frente do espelho. Simule entrevistas em conversas com seus amigos.

Um dos grandes problemas é não olhar nos olhos dos entrevistadores. Alguns interpretam isso como sendo mentira. Tome todo cuidado e veja bem o capítulo sobre Comportamento e Auto Ajuda.

Faça aqui clicando nesta linha um Teste de Timidez














Para passar para o próximo capítulo  use o link na coluna direita ou clique em postagem mais antiga na linha final desta página.